A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará entregou na noite da última sexta-feira (22) a Medalha Plenário 13 de Maio, a mais importante condecoração do Parlamento estadual, a sete personalidades que marcaram trajetórias relevantes para o desenvolvimento cearense. A solenidade ocorreu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes e reuniu autoridades dos três poderes, deputados estaduais e federais, além de familiares dos homenageados. Entre os agraciados está o médico Raimundo Antônio de Macêdo, conhecido como Raimundão, ex-prefeito de Juazeiro do Norte.
Receberam a medalha o desembargador Abelardo Benevides Moraes, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; o senador Camilo Santana, ex-governador e ex-ministro da Educação; o governador Elmano de Freitas; o ex-deputado estadual Eudoro Walter de Santana, atual assessor institucional da Prefeitura de Fortaleza; o empresário Manoel Cardoso Linhares, presidente do SindiHoteis Ceará; Raimundão; e a escritora e jornalista Socorro Edite Oliveira Acioli de Alencar. A condecoração reconhece contribuições em áreas como educação, gestão pública, desenvolvimento econômico, saúde, planejamento, cultura e fortalecimento do turismo. Alguns homenageados foram representados na cerimônia: Camilo Santana e Eudoro Walter Santana por Tiago Santana, presidente do Instituto Mirante, e o governador Elmano de Freitas por Gabriel Rochinha, assessor especial da chefia de Gabinete do Governo.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, destacou a importância da iniciativa em resgatar as comendas e medalhas da Casa. "Ao longo dessa gestão buscamos resgatar a comenda e as medalhas que essa Casa possui. Por isso hoje é uma noite de júbilo por podermos premiar homens e uma mulher com a Medalha Plenário 13 de Maio, que pelo próprio nome já diz tudo. A importância da nossa abolição da escravatura", declarou o presidente. Aldigueri também enalteceu os 191 anos de história da Assembleia cearense, uma das mais longevas do país, reafirmando que todos os projetos que transformam a vida do povo cearense passam pelo Parlamento estadual.
Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Heráclito Vieira Neto; a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; o deputado federal Eunicio Oliveira; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Ceará, Hebert Gonçalves Santos; a defensora pública Geral do Ceará, Sâmia Farias; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Rholden Botelho de Queiroz. Participaram ainda os deputados Fernando Hugo, Danniel Oliveira, Jeová Mota, Larissa Gaspar, Jô Farias, Fernando Santana, Davi de Raimundão e Nelinho, além da primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri. Durante o evento, o presidente relembrou o lançamento do edital com 200 vagas para concurso público da Assembleia, divulgado na quinta-feira anterior (21).
Com informações de Flavio Pinto News.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/p/sHFr6WT7mglBL0Xmc9Gw/crato-262-anos.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/6/f/kYWTeBTWiXzbKa61bwrA/whatsapp-image-2026-06-16-at-14.45.34.jpeg)