O Ceará foi contemplado com 19 combos cirúrgicos e seis tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, conforme anunciado nesta quarta-feira, 3 de junho, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa faz parte de uma entrega nacional que prevê a aquisição de 150 novos conjuntos cirúrgicos e 20 tomógrafos nesta fase, totalizando 300 combos e 40 aparelhos para 185 municípios em todo o país.
O investimento total no Ceará ultrapassa R$ 42 milhões, dentro de um montante nacional de R$ 546 milhões. Os equipamentos devem viabilizar a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano em todo o Brasil, contribuindo para reduzir filas de espera e modernizar a rede pública de saúde. Parte dos combos já está em uso no estado, voltados para procedimentos de cirurgia geral e oftalmológica em unidades de média e alta complexidade.
Entre as cidades cearenses beneficiadas estão Canindé, Crateús, Fortaleza, Granja, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante e Sobral. Os seis tomógrafos serão destinados a Fortaleza, com dois aparelhos, Sobral, também com dois, além de Maracanaú e Quixeramobim, que receberão um equipamento cada.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/p/sHFr6WT7mglBL0Xmc9Gw/crato-262-anos.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/6/f/kYWTeBTWiXzbKa61bwrA/whatsapp-image-2026-06-16-at-14.45.34.jpeg)