Crato cria Jardim Botânico de 30 hectares na Chapada do Araripe
Novo espaço de preservação ambiental e pesquisa científica foi oficializado nesta quinta-feira no bairro Grangeiro. Área abriga o soldadinho-do-araripe e contará com Plano de Manejo construído com a comunidade.
O município do Crato oficializou nesta quinta-feira, 17 de junho, a criação do Jardim Botânico, uma área de quase 30 hectares voltada para preservação ambiental, pesquisa científica e turismo de natureza. A assinatura do decreto aconteceu no próprio local, situado no sítio Caiana, bairro Grangeiro, ao sopé da Chapada do Araripe, com presença de autoridades estaduais e municipais. O terreno, que havia sido cedido anteriormente a uma empresa privada, retornou ao patrimônio do município no ano passado.
O novo espaço se destaca pela rica biodiversidade da região. Com fontes naturais e vegetação nativa, o local servirá de campo de estudos para universidades e institutos de pesquisa do Cariri. O jardim abriga ainda o soldadinho-do-araripe, ave endêmica exclusiva da região. O prefeito André Barreto propôs que o equipamento seja denominado Jardim Botânico do Cariri, dada sua relevância para toda a região.
Durante o evento, Barreto destacou as características únicas da área. "Temos testemunhos da flora nativa e da nossa área de fonte. E temos o soldadinho-do-araripe, que é uma ave endêmica, apenas na nossa região", afirmou o gestor. Carlos Augusto Pinheiro, chefe do Núcleo Gestor do ICMBio, ressaltou que o Crato ocupa a 43ª posição no ranking nacional de cidades com mais unidades de preservação e enfatizou a importância científica do novo jardim botânico para pesquisas com espécies nativas.
Pinheiro também lembrou a tradição do município na proteção ambiental. "O Crato é pioneiro na criação da primeira unidade de uso sustentável, a Floresta Nacional do Araripe (Flona), e aqui é o berço da biodiversidade. Somos responsáveis por ela", declarou o chefe do ICMBio. O prefeito André Barreto celebrou a iniciativa: "Sinto-me muito feliz de estar criando mais uma unidade de preservação em nosso município".
Foi anunciada a elaboração de um Plano de Manejo para o Jardim Botânico, que será construído de forma participativa com a comunidade, poder público e entidades ambientais. O plano definirá o uso sustentável do espaço, integrando ações de educação ambiental, turismo, pesquisas científicas, vivência em trilhas e lazer. O vereador Tiago Esmeraldo, presente na cerimônia, propôs a inclusão de uma trilha sensorial para atendimento terapêutico, parabenizando a conquista do Jardim Botânico como um presente para o Crato e o Cariri. Também participaram do evento representantes de diversos órgãos ambientais e vereadores municipais.