Adversários na disputa pelo governo do Ceará dividiram o mesmo espaço religioso na manhã de domingo, 31 de maio. O atual governador Elmano de Freitas, do PT, e o ex-governador Ciro Gomes, do PSDB, compareceram à tradicional missa dos carregadores na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, no Cariri. Os dois pré-candidatos assistiram à celebração em bancos próximos, cerimônia que marca a abertura da Festa do Pau da Bandeira, que chega à sua 98ª edição.
A missa dos carregadores antecede um dos momentos mais emblemáticos da festividade. Após receberem a bênção, os carregadores seguem para a zona rural de Barbalha em busca do tronco que será transportado sobre os ombros até a frente da igreja. A celebração em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do município, alcançou reconhecimento nacional e foi declarada Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A cerimônia religiosa reuniu lideranças de ambos os espectros políticos. Elmano compareceu acompanhado de aliados como o senador Camilo Santana, o ministro José Guimarães, a vice-governadora Jade Romero e o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, todos do PT e PSB. Do outro lado, Ciro Gomes chegou ao local com os políticos que devem compor sua chapa, incluindo o pré-candidato a vice Roberto Cláudio, o pré-candidato ao Senado Capitão Wagner, ambos do União Brasil, e os deputados estaduais Alcides Fernandes e Carmelo Neto, do PL.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/S/b/sARJinS226lNQvudidcg/pau-da-bandeira.jpg)


