O Governo do Ceará promoveu nesta sexta-feira, 22 de maio, a entrega de viaturas e equipamentos para as guardas municipais de 65 municípios cearenses, incluindo Crato e Juazeiro do Norte. A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na capital, e faz parte do Programa Estadual Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Pisp), idealizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa fortalece a integração das forças de segurança no estado. Segundo ele, os critérios para distribuição dos recursos levaram em conta o tamanho da população municipal e o contingente de guardas concursados. "Levamos em consideração o tamanho da população e da guarda concursada. Com base nisso, distribuímos os veículos, os rádios de comunicação, tonfas, demonstrando o nosso compromisso com as questões técnicas que a segurança pública exige de nós", afirmou o chefe do Executivo Estadual.
Elmano de Freitas também reconheceu o trabalho dos gestores municipais e dos profissionais de segurança pública. O governador ressaltou que muitos prefeitos têm investido nas guardas municipais, estruturando contingentes consistentes tanto na capital quanto no interior. Ele anunciou ainda que os guardas passarão por capacitações na Academia Estadual de Segurança Pública e destacou a importância da integração entre as forças. "São mais de 5500 guardas municipais, um quarto da Polícia Militar do Ceará. Então é muito inteligente de nossa parte integrar 21 mil homens da PM com mais 5 mil guardas. Quanto mais integrados estivermos, mais segurança terá o cidadão e a cidadã cearense", concluiu.
Participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri, o ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, o secretário estadual de Segurança, Roberto Sá, além da cúpula estadual de Segurança, do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, deputados, prefeitos e representantes das guardas municipais contempladas. No total, foram entregues 101 viaturas, 847 rádios entre fixos e móveis, além de 1.305 tonfas, com investimento de R$ 15,4 milhões.
Com informações de Flavio Pinto News.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/0/p/sHFr6WT7mglBL0Xmc9Gw/crato-262-anos.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/6/f/kYWTeBTWiXzbKa61bwrA/whatsapp-image-2026-06-16-at-14.45.34.jpeg)