A imagem do memorial em homenagem aos sete atletas da Associação Desportiva de Juazeiro (Adeju) que perderam a vida em um acidente foi divulgada junto ao projeto apresentado na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A proposta mostra sete esculturas em tamanho real que representam os jovens em diferentes posições de jogo, vestindo uniformes de basquete e segurando bolas. As estátuas seriam dispostas em uma estrutura circular instalada no Ginásio Poliesportivo, voltada para a Avenida Padre Cícero.
O projeto de indicação foi apresentado pelo vereador William Bazilio, o Bilinha (PT), na última quinta-feira (18). A ideia é substituir a atual escultura em formato de bola que existe no local por um espaço permanente de memória dedicado a Marcos Miguel, Henrique, João Paulo, Luiz José, Cauã, Jônatas e Matheus Henrique. O parlamentar destacou que o Ginásio Poliesportivo foi escolhido pelo forte valor simbólico, já que funcionava como espaço de treinamento da equipe e se transformou em ponto de encontro da população durante os dias de luto após a tragédia.
Em sua justificativa, o vereador escreveu que não há intenção de impor uma lembrança, mas sim de pedir licença para que Juazeiro do Norte possa abraçar essa dor e transformá-la em um legado de valorização da vida. A dor das famílias, segundo ele, é um território sagrado.
Os sete atletas morreram após o tombamento do ônibus que transportava a delegação da Adeju durante o retorno de uma competição realizada em Sobral. A tragédia provocou forte comoção em Juazeiro do Norte e em toda a região do Cariri. O projeto segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal antes de ser submetido à votação em plenário.
Com informações de Portal M1.



