A tradicional Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, receberá neste domingo (31) importantes lideranças políticas do Ceará. Entre as autoridades confirmadas estão o senador Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). A celebração, que preserva tradições centenárias do Cariri, atrai representantes de diferentes correntes políticas, gestores públicos e lideranças regionais.
A participação das autoridades ocorre em meio às movimentações políticas que começam a ganhar espaço no estado, mas reforça sobretudo a relevância institucional da celebração para o Ceará. O evento se consolidou como um momento de convergência que vai além das divisões partidárias, reunindo figuras de diversos espectros políticos em torno da cultura e da fé popular.
A programação inicia às 9 horas com a missa de abertura na Igreja Matriz de Santo Antônio. Em seguida, acontece o aguardado cortejo do Pau da Bandeira, momento que simboliza uma tradição preservada por gerações no Cariri. Todos os anos, milhares de fiéis participam das celebrações religiosas e acompanham as manifestações culturais que transformam Barbalha em um dos principais polos de turismo religioso do Nordeste durante os festejos.
O tradicional carregamento do Pau da Bandeira é considerado o ponto alto da programação. A força simbólica desse momento reflete a importância da festa para a identidade cultural da região, mantendo viva uma devoção que atravessa séculos e continua mobilizando comunidades inteiras em torno da fé e da tradição.
Com informações de Flavio Pinto News.



